quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Estou de volta!

Na última vez que escrevi aqui tinha encomendado uma nova RAMPS, pois havia queimado o FET do extrusor da minha e acabei danificando a placa quando tentei trocar o FET queimado.
Bem, a RAMPS chegou, terminei de montar tudo que faltava na impressora (acho que faltava a mesa), e testei ela de novo. Tive um problema com o eixo z. Um dos motores (do lado esquerdo) travava e entortava todo o eixo x. Tentei de tudo, ajustar a corrente dos motores, nivelar toda a impressora. Nada funcionou. Então decidi guardar ela e tentar depois, mas ela acabou ficando por volta de um ano assim.

Nessas férias da minha faculdade resolvi tentar arrumar o problema. Desacoplei os motores do eixo z das barras roscadas e vi que eles funcionavam normalmente. Portanto o problema deveria ser nas barras roscadas. Girando a barra que estava com problema com a mão, pude ver que estava bem dura, provavelmente por causa da porca. Espirrei um pouco de WD-40 e ficou perfeita, corrigiu o problema.

Desde então eu passei vários dias calibrando a impressora. O que mais tive problema no começo foi o nivelamento da mesa, o que resolvi implementando o Auto Bed Leveling presente no Marlin. Para isso, colei um micro servo de 9g no carro do deixo Z, perto do HotEnd. Na ponta do servo coloquei uma parte impressa que segura um End Stop. Quando dou o comando G29, a impressora mede a altura do eixo Z em vários pontos da mesa, assim ela pode compensar o desnível da mesa por software.

Auto Bed Leveling


Também tive problemas com perímetros pequenos e bridge. Isto resolvi colocando um Fan no eixo x apontando para a saída do Hotend. Tentei usar vários do Thingiverse, mas como a Prusa Air tem uma parte de acrílico muito perto do eixo x, quase todos batiam ali, por ficarem muito distantes do carrinho. O que fiz foi projetar um no SolidWorks que fica bem mais perto e não bate no acrílico. Não sei se vai servir para alguém, pois foi feito pro meu HotEnd, mas depois coloco o link dele aqui.

Suporte pro Fan que projetei

Um dos grandes problemas de imprimir com ABS é o warp, e sofri bastante com isto. Acabei por utilizar um srapy fixador de cabelo na fita kapton, com a mesa aquecida a 110 graus. Cola super bem, até é difícil tirar a peça depois de impressa, tem que esperar a mesa esfriar.

Outra coisa que ajudou muito, foi passar a usar o CuraEngine para fatiar os modelos, em vez do Slic3r. A qualidade de impressão está ótima agora. Tinha 1kg de ABS (3mm) branco, e 1kg de azul. Já gastei quase todo branco e o azul não vai durar mais muito. Imprimi muita coisa, fiz uma caixa para a RAMPS, suporte para o rolo do filamento e várias outras peças. Na foto abaixo, um Oscar que imprimi com layers de 0.2mm.


Agora o próximo passo é refazer a fiação, pois tem fios muito curtos e não estou conseguindo deixar a RAMPS onde quero (fiz um suporte ontem a noite para deixar ela do lado da Prusa, quando conseguir colocar ela lá, posto fotos). Vou trocar os fios por cabos de Ethernet.
Também quero fixar a fonte na impressora, acredito que farei um suporte para colocá-la em baixo da mesa, presa nas barras roscadas da estrutura.
Também quero comprar um Raspberry Pi para usar o Octoprint e não ter que deixar meu notebook ligado nela.
Prusa Air 2